quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dica de saúde....Hiperidrose!!!


Botox é alternativa de tratamento para

quem sofre de hiperidrose

O suor excessivo pode ser amenizado com aplicação da toxina botulínica


O suor excessivo além de ser desagradável, pode comprometer a vida pessoal, profissional e afetiva de quem sofre com o problema. A hiperidrose atinge 1% da população mundial e ocorre devido à hiperatividade das glândulas sudoríparas e pode ser influenciada por fatores como exercícios físicos, temperatura e ansiedade.

A doença é classificada como primária, quando é desencadeada na infância e aumenta na adolescência , ou secundária, quando surge a partir de tumores, lesões, distúrbios psiquiátricos, entre outras causas.

Segundo o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, um dos tratamentos utilizados com sucesso para amenizar a hiperidrose é a aplicação de toxina botulínica.

— A substância pode ser utilizada no tratamento de rugas na face, pescoço envelhecido, assimetrias, espasmos e paralisias faciais, além de ajudar nos casos de hiperhidrose e bromidrose, que é o suor com cheiro desagradável — afirma.

A doença afeta principalmente as mãos, pés, axilas e o rosto, mas pode se manifestar em outras partes do corpo. O incomodo é grande, já que a pessoa sempre tem que estar lavando as mãos e não consegue esconder a transpiração que deixa as roupas molhadas. Pacheco explica que é possível aplicar o botox nas mãos, axilas e em outros locais.

— O tratamento elimina completamente o suor, mas não é definitivo. A reaplicação varia de acordo com o paciente e ela pode ser feita a cada seis ou 12 meses — ressalta.

A vantagem do botox é que para realizar o procedimento não é necessário internação e o paciente pode voltar as suas atividades no mesmo dia.

— A hiperidrose também pode ser tratada através de uma cirurgia chamada de Simpatectomia. Apesar do resultado ser definitivo, há riscos de complicações irreversíveis. Já o botox não apresenta efeitos colaterais — esclarece.

A substância age como um bloqueador do estímulo constante nas glândulas sudoríparas que provoca o excesso de suor.

— O nervo volta ao normal e não há mais a passagem do estímulo. Após um período de tempo da aplicação do botox, o nervo volta a se religar a glândula e o estímulo retorna, ocasionando suor excessivo novamente. Conforme são feitas as aplicações, a intensidade da hiperidrose vai diminuindo e o paciente demora cada vez mais para fazer o procedimento novamente — acrescenta Pacheco.




O cirurgião explica ainda que a aplicação é simples e não exige muitos cuidados antes nem depois. O paciente recebe anestesia local e o profissional aplica a toxina na pele das regiões atingidas.

— A técnica dura cerca de 40 minutos nas mãos e 20 nas axilas. Antes da aplicação é necessário apenas fazer higiene do local que será tratado com sabonete. No caso das mãos é recomendado evitar poeira e sujeiras como graxa por um ou dois dias após a aplicação — conclui.

Fonte: BEM-ESTAR

Um comentário:

  1. nossa ja ouvir falar desse problema na tv é horivel mesmo vixe :(
    linda obrigada vc por seu carinho isso é o mais importate para mim beijão e um maravilhoso final de semana fica com deus!!!

    ResponderExcluir