segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bulimia


O que é?


Na bulimia nervosa as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos) e depois utilizam métodos compensatórios, tais como: vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia não há perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade.

Características:


- Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos- Vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso- Alimentação excessiva sem aumento proporcional do peso corporal- Depressão- Obsessão por exercícios físicos- Comer em segredo ou escondido dos outros

Complicações médicas:


- Inflamação na garganta (inflamação do tecido que reveste o esôfago pelos efeitos do vômito)- Face inchada e dolorida (inflamação nas glândulas salivares)- Cáries e alteração dos esmaltes dentários- Desidratação- Desequilíbrio eletrolítico- Vômitos com sangue- Dores musculares e câimbras



Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. A ênfase cultural na aparência física pode ter um papel importante .Problemas familiares, baixa auto-estima e conflitos de identidade também são fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros.

Um comentário:

  1. OI SEJA BEM VINDA AO MEU BLOG. TAMBÉM SOU GASTROPLASTIZADA. DUAS VEZES kkkk A PRIMEIRA EM 2003 E A SEGUNDA VEZ EM 2008. SUPER BEIJO!

    ResponderExcluir