segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pão Caseiro by Panelaterapia



Essa receita de pão de caseiro me surpreendeu. Ficou MARA! Fácil de fazer e muito fofinho! Como renderam 4 unidades, eu congelei dois deles já assados. Esperei esfriar totalmente, enrolei em plástico filme e congelei. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente. Ficam perfeitos, como se tivessem sido assados no dia. Mas vamos ao que interessa?
Ingredientes: 
  • 450ml de água morna;
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g);
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sobremesa) rasa de sal;
  • 1 ovo;
  • 1/3 xícara (chá) de óleo;
  • 6 a 8 xícaras (chá) de farinha aproximadamente.
Misture a água, o ovo e o óleo. Acrescente o açúcar, o sal, o fermento e vá adicionando farinha. Eu começo mexendo com uma colher grande, quando começa a ficar uma massa mais pesada, eu tiro a colher e vou misturando com uma das mãos e jogando farinha aos poucos com a outra. Vá trabalhando a massa até desgrudar das mãos.
Sove por uns 10 minutos. Sovar é fazer o seguinte movimento: coloque a massa em uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, então estique a massa com as palma da mão e depois puxe-a novamente em sua direção. Você pode simplesmente ir esticando e dobrando novamente a massa ao meio.
Coloque novamente na bacia e cubra com um pano de prato ou plástico filme. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Eu gosto de deixar dentro do forno (desligado). O tempo para isso acontecer pode variar de 30min a 1h e 30min dependendo do clima na região em que vc mora, da qualidade do fermento, etc.
PaoCaseiro
Modele os pães no formato que desejar. Eu abro um retângulo de massa e enrolo como um rocambole. Polvilhe um pouco de farinha na superfície da assadeira e coloque os pães. Deixe crescer novamente dentro do forno por 30 minutos ou até ficarem parecidos com os primeiros da imagem acima.
Ligue o forno em 180º e asse os pães até ver que a superfície está marrom, corada. Não adianta eu dizer quanto tempo de forno porque isso varia demais conforme a marca do forno. Vai de 30min a 1h e 30min. Depende também do tamanho dos pães, quanto maiores, mais leva tempo no forno. Amei essa receita gente! Tenho feito sempre aqui!

Ficou com dúvida?


http://panelaterapia.com/2016/01/pao-caseiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário