sábado, 9 de maio de 2015

Como fazer um oratório usando uma gaveta



Como fazer um oratório


Gaveta usada para o oratório
Ganhei esta gavetinha do meu querido vizinho, o Sr João. Ele sabe que amo reutilizar objetos, e adoro gavetas. Guarda todas que encontra pra mim! É muito amor no coração, né não?
Esta gaveta é pequenina, delicada e muito antiga, de madeira boa, pesada.
Guardei-a em minha oficina, até que, meses depois, tive “A” ideia!
Eu não gosto de fazer as peças só por fazer. Só trabalho com elas quando estou inspirada, quando tenho certeza que chegou o DIA D. O dia da transformação.
Chega de blá blá blá. Vamos ao passo a passo?

Lixe a gaveta
Lixei bem a peça, para tirar todo o verniz, pois senão a tinta não penetraria na madeira. Usei lixa 60 para madeira.
Depois de lixar bem, retirei o pó com um pano seco.
Como decidi fazer o mosaico no fundo da gaveta, não lixei esta parte. Lixei somente as partes que seriam pintadas.
Pinte uma base branca
Apliquei duas demãos de tinta látex (PVA) branca, e pintei com rolinho e pincel pequenos, pois é uma peça pequena.
Esperei a tinta secar bem entre uma demão e outra (aproximadamente 30 minutos).
Como optei por fazer pátina, apliquei duas demãos de esmalte branco à base de água, acetinado. Também utilizei rolinho e pincel pequenos.
Se você preferir pintar colorido, aplique 2 a 3 demãos da cor escolhida. Use sempre esmalte à base de água
Aqui eu me embananei e mostro como sou ansiosa!  😀
Esta etapa deveria ter sido executada antes de eu pintar a peça com a tinta esmalte, ou seja, depois da aplicação da tinta látex.
Eu queria tanto ver tudo pronto que me esqueci, mas, quando fui passar a tinta esmalte, me “lembrei”. 
Emasse os defeitos
Apliquei uma demão de esmalte, esperei secar e passei a massa acrílica nas imperfeições e buracos, como este da imagem, onde ficava o puxador da gaveta. A massa acrílica deve ser aplicada com uma espátula. Quando a massa seca, ela afunda um pouco. Aplique mais massa, até nivelar tudo.
Depois de tudo bem seco, apliquei a segunda demão de tinta esmalte branca.
Comece o mosaico
Optei por fazer mosaico com umas pastilhas lindas que ganhei. Elas são rosa e furta cor! Maravilhosas! São menores que as pastilhas comuns, proporcionando um resultado bem delicado.
Deixe secar bem
Utilizei cola branca e trabalhei com pastilhas inteiras. Revesti todo o fundo da gaveta com as pastilhas, e deixei secar de um dia para o outro.
Aplique rejunte
No outro dia apliquei o rejunte.
Veja todas as etapas da confecção do um mosaico, clique aqui e relembre como terminar.
Em seguida fiz uma pintura com técnica de pátina palha e que você pode aprender a fazer com todos os detalhes, é só clicar aqui.
Se preferir você pode deixar a tinta lisa, é do seu gosto.
Isole as pastilhas
Escolhi a pátina palha porque queria algo bem delicado, e que combinasse com as pastilhas, realçando sua beleza.
Para fazer a pátina, isolei o mosaico com fita crepe, para que ele não fosse pintado também.
Com uma lixa 60 para madeira, desgastei todas as quinas da gaveta, assim como a parte da gaveta que apareceria. Gostei muito do aspecto rústico que a peça adquiriu.
Finalize a pátina
Eu uso verniz FC12 fosco para artesanato, da Viapol. Apliquei o verniz na peça toda (pintura e mosaico). Utilizei uma estopa.
Prenda um ganchinho
Aproveitei a parte da gaveta onde foi utilizada a madeira mais grossa, e fixei um gancho com dois pregos pequenos. Prendi o gancho virado para baixo, para que ele não aparecesse quando a gaveta fosse pendurada.
Medi o centro e martelei os preguinhos, fixando o gancho.
Peça pronta para usar
Eu pensei em utilizar a gaveta como um oratório, mas ela pode ser usada de várias formas: como nicho, porta trecos, entre outros. Vai da imaginação de cada um! Amei reutilizar esta pequena gaveta, e espero que vocês gostem da idéia.
Orátorio simples e delicado em mosaico
Gastando muito pouco, conseguimos deixar tudo lindo! Reutilizar é tudo de bom!
Nós aqui da Vila do Artesão queremos ver as reutilizações de vocês! Mostrem-nos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário